[Crítica] Os Intrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (Filme)

19:32:00 2 Comments A+ a-

SINOPSE: Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.


Sem Spoiler
Foi decepcionante. Aqui jaz o que parecia ser uma franquia de filmes perfeita. Não sou vidente nem nada e posso estar errada quanto ao sucesso que a saga vai ter no futuro (e provavelmente foi acabar assistindo o segundo filme com a esperança que ele seja melhor), mas houveram tantas coisas que me fizeram querer levantar da poltrona do cinema e ir embora que não consegui aproveitar a experiência.
Eles cortaram o trailer incrivelmente bem de forma a parecer muito promissor. Confesso que estava muito animada para assistir porque tudo me parecia bem fiel aos livros. Esse foi o meu erro.
Depois de terminar de assistir eu passei horas reclamando sobre cada coisinha em relação a ele com o meu irmão (que arrastei para o cinema comigo), porém no fundo eu achava que talvez parte disso era apenas um estranhamento inicial. Resolvi então pensar melhor e deixar o tempo passar. O resultado é o que você está lendo agora.
Essa vai ser uma longa discussão (sessão de desabafo) então talvez queira pegar uma pipoca, um refrigerante ou talvez um café. Se você não leu os livros ou assistiu o ao filme e não quer spoiler atenha-se ao fato de que o filme é muito diferente do livro (lê-se: muito pior).

Para aqueles que não se encaixam nessa categoria, boa leitura. 

Spoiler Alert 

Em nenhuma ordem particular, essas são as coisas que me irritaram em relação ao filme:
Valentim é um mendigo ou um viciado em Crack

Uma das coisas que mais me incomodou em relação ao filme foi o modo como retrataram Valentim. Ele deveria ser um homem de cabelos prateados e com porte elegante. Deveria ser um político com lábia e carisma daqueles que conseguem convencer até um ativista do Greenpeace a comprar um animal contrabandeado.

Contudo, ao invés disso, retrataram ele como um louco que parecia ter acabado de fugir do hospício. Como ele conseguiu convencer todos aqueles jovens a se juntar a ele e fez com que a Jocelyn se apaixonasse por ele, para mim, permanece um mistério.

Jace Wayland sofre de um sério caso de inexpressividade e anorexia
Estava conversando sobre isso com uns colegas e um deles (que não tinha lido o livro, por sinal), argumentou que caçadores de sombra tinham que ter uma expressão séria e contida, afinal, eles não caçam demônios? É fácil perceber que esse ser humano não faz ideia de quem é Jace.
O Jace do livro faz piadinhas o tempo todo e distribui sorrisos sarcásticos a torto e a direita, enquanto o Jamie o interpretou o filme todo com a mesma expressão de constipação.

Outra coisa que me incomodou foi o porte físico dele. Ele não precisava ser um cara todo bombado, mas magro daquele jeito não dá. Como alguém consegue lutar contra demônios o tempo todo e ainda continuar com aquele porte físico? Além disso, Jace tinha que parecer mais intimidador. Se eu fosse um membro do submundo prestes a entrar em uma briga com o Jamie, não sei se eu teria muito medo.

Simon é o Homem-aranha
Só para esclarecer, eu não estou falando isso porque ele é um nerd apaixonado por uma melhor amiga ruiva que não percebe os sentimentos dele (Ha!). O que me incomodou em relação ao Simon (a única coisa por sinal, Robert fez um trabalho esplendido) foi a cena em que ele, de repente, deixa de ter problemas de vista. Se essa cena não lhe lembra nem um pouco do Peter Parker, eu não sei o que há de errado com você (ou comigo).
Porém, não foi a semelhança entre as cenas que me irritou, mas o fato de que ele ainda não deveria ser um vampiro, então qual o sentido disso tudo? Para se transformar a pessoa tem que ter sangue de vampiro no organismo e não acho que ninguém no Hotel parou o seqüestro para dar um pouquinho de sangue a ele. A não ser que eles tenham mudado a mitologia e isso é o que me deixa ainda mais irritada.

Aliás, tudo naquela cena me deu vontade de gritar. Vamos analisa-la no item seguinte.
         
Clary é uma ótima detetive, exceto quando ela está sendo idiota.        

Ela percebe que Alec é gay depois de conhecer o garoto por menos de dois dias, mas não percebe que o Simon é apaixonado por ela desde de sempre. É um traço da personalidade dela ser alheia aos sentimentos do Simon no livro, mas o fato de ela não ter conseguido entender que provavelmente o garoto está se transformando em vampiro.
Querida Clary, vamos pensar comigo e analisar as evidencias que estão debaixo do seu nariz:
Evidência numero 1: Seu amigo foi seqüestrado por vampiros há pouco tempo
Evidência numero 2: Essas marcas no pescoço dele parecem marcas de presas.
Evidência numero 3: Ele não precisa mais de óculos como se ele tivesse se curado sobrenaturalmente de uma hora para outra.
Qual a conclusão?

É mesmo tão difícil de descobrir, é melhor ignorar por hora e esperar a bomba explodir na sua cara depois. 

Magnus Bane não é tão magnífico
Ele é um dos meus personagens preferidos de todos os tempos. O Sarcasmo, o jeito como ele finge não se importar e faz piadinha com tudo. Mas, eu não vi nem um décimo da personalidade dele no filme. O Magnus do filme é sério demais e não consigo perceber se foi o roteiro que não ajudou ou o ator, que por sinal é perfeito em termos de aparência.

A única vez que vi um relance do Magnus que eu gosto foi com a piadinha sobre o “Hot one” e no modo como ele estava vestido. 

"Vamos todos esperar os demônios se despretificarem para só então tentar matá-los”           
Pelo amor de Deus, eles tinham lâminas Serafim. Era só ter quebrado as “estatuas” com a lâminas e os demônios iam morrer. Ao invés disso, vamos esperar eles se despetrificarem para que possamos fazer um momento tocante onde o Alaric morre e o Luke, movido por raiva acaba conseguindo matar todos os demônios.
Não vou continuar escrevendo sobre isso porque se eu for enumerar cada coisa que eu não gostei aqui, vai levar mais tempo do que o filme. Houveram muitas outras coisas que eu não gostei (como você já notou), mas não posso terminar essa Review sem falar das coisas que se salvaram no filme.
O cenário foi incrível, a equipe CGI tá de parabéns e a atuação da maioria foi maravilhosa. Gostei da cena que mostra como a Jocelyn se virou com os invasores e a cena do demônio incinerado voltando ao normal depois que a Clary explode toda a cozinha. 
Eles tinham parado de filmar e estava todo mundo achando que não ia ter continuação, mas já foi anunciado o segundo filme oficialmente. Espero que eles corrijam os erros que cometeram e não dêem um spoiler terrível quanto o que deram no filme.

Acho que vou ter que esperar para saber.


2 comentários

Write comentários
30 de outubro de 2013 às 17:59 delete Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
Anônimo
AUTHOR
18 de maio de 2014 às 10:33 delete

Concordo em genêro, número e grau com você. O livro é incrível, to no terceiro. Também fiquei decepcionada com o filme, mudaram tudo pô. No filme fizeram do Simon um perfeito idiota quando na verdade ele só é mais ponderado e 'cabeça'. O Valentim não é aquele ser amalucado sem próposito agindo por instinto. É um cara inteligente, que pensa adiante dos fatos. Como você disse, um homem que impressiona e coleta seguidores. E me desculpe o James, mas eu esperava um Jace encorpado, forte e sarcástico, como no livro. Seu bllog tá muito legal. Valeu!

Reply
avatar