[Resenha] Amanhã você vai entender - Rebecca Stead

17:15:00 0 Comments A+ a-



Autor: Rebecca Stead
Editora: Intrínseca
Titulo Original: When you Reach Me
Editora Original: Handon House Children’s Books
Página no Skoob AQUI
Nota: (5/5) 
Sinopse: A jovem Miranda Sinclair precisa desvendar um enigma na Nova York do final da década de 1970. Em Amanhã você vai entender, seu melhor amigo é agredido na rua, um estranho pode ter invadido a casa dela e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém que ela poderá ajudar a salvar. À medida que as mensagens chegam, Miranda percebe que quem as escreve sabe de detalhes de sua vida que ninguém deveria saber. E, conforme as peças do quebra-cabeça se encaixam, ela finalmente percebe que a resposta sempre esteve ali, bem em sua frente - mas o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender.
(Clique em “Continue Lendo” para ler minha opinião)

COISAS QUE FAZEM UM LIVRO CATIVANTE
 
Ainda penso na carta que pediu que escrevesse. Isso me incomoda, mesmo sabendo que você se foi, e que não tenho mais a quem entregá-la. Às vezes a elaboro na minha cabeça, tentando dilinear a história que você queria que eu contasse sobre tudo o que aconteceu no outono e no inverno passados. Tudo ainda está lá, como um filme a que posso assistir quando quiser. Ou seja, nunca.
(Pág 10)



O livro de certa forma começa pelo fim. Todos os acontecimentos importantes e que por tanto tempo foram um mistério, já aconteceram e fazem sentindo para Miranda. O último bilhete chegou e essa também foi a última prova. Ela agora tem que escrever todos os acontecimentos uma carta para entregar de volta ao remetente.
A história, então, é narrada por Miranda como se ela estivesse escrevendo para essa tal pessoa misteriosa. O estilo de escrita da autora me agradou muito e como em quase todas as histórias infantis a atmosfera é leve e inocente. Acabou sendo um pouco previsível para mim, mas acho que o meu eu de 11 anos teria amado ainda mais essa história, o que é compreensível, levando em conta a faixa etária para a qual é destinado.
         A leitura é totalmente viciante. Lembro que da primeira vez que li passei a tarde inteira agarrada com o livro e quando ele finalmente acabou foi que me lembrei que existiam pessoas no mundo e que o corpo humano tinha necessidade de ingestão de alimentos. Uma vez que você começa a ler só consegue parar quando vira a última página.
         Recomendo para pessoas de todas as idades. Eu certamente apreciei esse livro mesmo tendo 16 anos quando li pela primeira vez

 
“ O tempo é como um anel todo cravejado de brilhantes – sem começo nem fim; cada pedra, um momento”.



Até a próxima.
Laura Lins