[Resenha] Deixe a Neve Cair - John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle

22:26:00 4 Comments A+ a-



Autores: John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle
Editora: Rocco
Título Original: Let it Snow – Three Holiday Romances
Editora Original: Speak
Livro no Skook aqui
Nota: (5/5) - Ótimo
Sinopse: Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos. Em Deixe a neve cair, bem-sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. Comédia romântica com a assinatura de um dos maiores bestsellers da atualidade, o livro é o presente de Natal perfeito para os fãs de John Green e de histórias de amor e aventura.


Minha opinião:
Antologias me fascinam e me deixam ansiosa, porque sempre tem aquele conto mais ou menos que estraga a experiência, mas isso não aconteceu dessa vez. Pode chamar de milagre de natal, se quiser.
         Eu gostei de cada conto do livro por motivos diferentes, contudo, todos os três me cativaram , trouxeram sorrisos ao meu rosto e até cheguei a dar uma gargalhada uma ou duas vezes.
         Embora o tema do livro seja relacionado ao natal, eu leria ele mesmo em uma época diferente. Lembrou-me muito a dinâmica do filme Simplesmente Amor, em que no final todas as histórias estão de algum jeito conectadas.
         Irei analisar individualmente os contos a seguir e pode conter alguns spoilers, nada muito exagerado, mas se você não quer spoiler algum, se atenha ao fato de que o livro é muito bom e que o recomendo.  


Jubileu Dougal é uma adolescente cujos pais são colecionadores de Cidade do Papai Noel Flobie, que é uma série de peças de cerâmica que juntas formam uma cidade. Isso é verdadeiramente a obsessão dos pais dela, uma vez que eles acabam sendo presos na fila para comprar um dos itens.
         Como resultado ela é mandada em um trem para Flórida onde vai ficar com os avós. Se isso já não fosse má sorte o suficiente, o trem para no meio do caminho por causa de uma nevasca.
         Esse conto foi o mais engraçado. O modo como a Jubileu via as coisas era hilária. Esse conto foi o que ficou mais cheio de marcações. Além disso, a história é bem fofa. Logo no começo dá para notar o descaso de Noah, o namorado dela. Ele nunca tem tempo para ela, mas como Jubileu o ama, acaba criando desculpas para ele ser assim.

“É que Noah é sempre ocupado. Quando veio ao mundo, pequenininho, agitado e rosa, provavelmente precisou tirar as digitais do pé e sair do hospital o mais rápido possível para a reunião." (Pág 13)
Diferentemente do usual gostei muito da personagem principal. Outros personagens que gostei muito foi Stuart e mãe dele, que sempre tentava dar uma de casamenteira.
A única coisa da Maureen Johnson que eu já tinha lido foi em outro livro de contos, Vacations From Hell (Férias Infernais em tradução livre). O conto dela The Law of Suspects (A Lei dos Suspeitos) foi o que eu menos gostei no livro todo, então eu tinha uma baixa expectativa com relação O Expresso Jubileu. 
Contudo, se eu tiver que escolher o melhor conto do livro, digo com toda a certeza de que foi esse. 


Tratando-se de John Green as minhas expectativas eram astronômicas e, embora não tenham sido supridas, amei o conto assim mesmo.

A Épica busca pelo Santo Graal dos meninos adolescentes: Uma Waffle House cheia de Líderes de Torcida. Sendo assim Tobin, JP e Duke (que na verdade é uma menina que está indo para lá por outro motivo) começam uma “épica” jornada em direção a Lanchonete, com direito a experiências quase mortais e iluminação sobre os próprios sentimentos.

“Senhora e Senhor , quando meus pais saíram da Coreia com nada além das roupas nas costas e as riquezas consideráveis que tinham juntado com o negócio de importações e exportações, eles tinham um sonho. Tinha um sonho de que um dia, em meio às montanhas nevadas da Carolina do Norte, o filho deles perderia a virgindade para uma líder de torcida no banheiro feminino de uma Waffle House à beira da interestadual.” (Pág 168)
Assim como no primeiro conto, ri algumas vezes com o JP. Quando eu vi Don Keun, as líderes de torcida e o Jeb, eu dei um pulinho de alegrinha. Ei, esses são os personagens do outro conto!
Em várias situações achei o Tobin muito sem noção e alheio aos sentimentos da Duke, mas meio que entendo o lado dele. Ele estava morrendo de medo de que uma vez que ele quebrasse essa parede entre a Amizade e o Amor, as coisas dessem errado.
E quem é que nunca se sentiu assim?

Addie é egoísta e faz com que todo gire em torno dela. Tudo é sobre a nova crise dela. Não importa que o mundo todo também tem problemas.
No conto há uma referencia ao filme A Felicidade não se compra e é bem perceptível que também há alguns paralelos no decorrer da história.
Clarence, o anjo, aparece na figura de Mayzie ajudando Addie, colocando ela a prova e mostrando quais as coisas que realmente importam na vida.
Nossa mãe, isso estava aqui o tempo todo? Um estado de ser que não é restrito e enroscado e cheio de eu eu eu? Porque, nossa, aquilo era bom. (...) Será que eu poderia, Adeline Lindsey... Será que eu poderia evoluir?” (Pág 322)
No fim os sinos tocam em referencia à frase do filme “A professora falou que, sempre que um sino toca, um anjo ganha asas”, o que deixa aberto para que as pessoas interpretem como uma completa coincidência ou como sendo o sinal de que Mayzie realmente ganhou suas asas.
Foi o final perfeito, reunindo todos os personagens principais do livro em uma lanchonete da Starbucks, esclarecendo todos os maus entendidos e mostrando que mesmo que não exista isso de “para sempre” ou final feliz, eles pelo menos tiveram a melhor reviravolta natalina de suas vidas. 



Feliz Natal para todos e até a próxima,
Laura Lins
 



4 comentários

Write comentários
24 de dezembro de 2013 às 09:10 delete

Já vi esse livro em vários blogs, mas é a primeira vez que paro para ler uma opinião sobre ele, e adorei! Não sabia que era uma antologia, achei que era uma história só feita em parceria pelos três autores... Agora me deu vontade de ler... hehe

http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
Mais Uma Página

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
24 de dezembro de 2013 às 09:55 delete

Ainda não li este livro, mas depois da minha incrível experiência com ACEDE do John Green, quero muito ler os outros livros do autor. Estou morrendo de curiosidade, até porque nunca li um livro que fosse sobre o Natal antes. Adorei a resenha... Abraços,
Arthur Porto.
http://livrolatraapaixonado.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Nay Sartor
AUTHOR
26 de dezembro de 2013 às 20:31 delete

OI estou louca para ler esse livro!!! Mas me desculpe, não acho o John tudo aquilo que falam ele é bom não nego, mas li um livro dele e esperava muito mais!
Bjs, me segue se ja segue ignora e comenta por favor nesse post ajudaria muito.
http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/12/conto-de-natal.html

Reply
avatar
Laura Lins
AUTHOR
27 de dezembro de 2013 às 12:07 delete

Qual livro do John você leu?

Reply
avatar