[Resenha] Supernatural: O Diário de John Winchester - Alex Irvine

11:16:00 1 Comments A+ a-


Editora: Gryphus
Título Original: 
John Winchester’s Journal
Autor: Alex Irvine
O livro nas Lojas:

Nota: 




Qual fã de Supernatural nunca sonhou em ter em mãos o lendário Diário do John Winchester? Alex Irvine nos dá essa chance através de um livro aprovado pelo próprio Erick Kripke.
         “Esse livro é o bem mais valioso do nosso pai. Tudo o que ele sabe sobre cada coisa má está aqui. E ele passou para nós. Acho que ele quer que continuemos de onde ele parou. Salvar pessoas, caçar coisas, o negócio da família.” – Dean Winchester  (1x02)

Que eu não gosto de John Winchester não é segredo para ninguém que costuma ler minhas críticas de Supernatural, então foi um certo desafio para mim ler esse livro, porque eu não conseguia me imaginar me divertindo com uma leitura que fosse narrada por ele. Tenho que dizer que estava um pouco enganada.      


As partes de mitologia no livro me interessaram muito e são bem explicadas e com uma linguagem bem acessível (talvez não tão bem como no Guia da Caça de Bobby Singer, mas ainda assim é bem legal). As imagens parecem mesmo com as que tem na série e o ilustrador fez um ótimo trabalho.
Com o diário também dá pra entender melhor os motivos que levaram o John a agir do jeito que agiu e as circunstâncias em que ele estava inserido. Logo na quarta página ficamos sabendo que ele tentou deixar os meninos na casa de uma mulher chamada Julie enquanto ia conversar com Missouri, e quando voltou ela estava dilacerada. Faz sentindo então que ele tenha carregado os garotos por todo o país.
Ainda assim, meu problema com ele não tem tanto a ver com o fato de ter arrastado os garotos junto com ele ou mesmo que tenha os ensinado a caçar. O meu problema é que enquanto fazia isso ele esqueceu que era pai e começou a agir como se fosse um general e seus filhos, cuja idade tinha apenas um dígito, eram seus soldados.
  Nas primeiras páginas dá pra perceber a luta interna dele de não querer se tornar um caçador, de continuar sendo um pai, mas logo ele perde a luta para o ódio e o desejo de vingança. Sendo assim, enquanto lia comecei até a ter um pouco mais de empatia quanto a situação dele, mas não demorou muito pra eu voltar a me irritar.
Isso aconteceu por volta da página 26, onde em uma noite John está chorando e Dean, que tem seis anos,  o consola.  Pouco mais de uma semana depois John ensina a ele a atirar com a desculpa que se ele está grande o bastante para consola-lo, está grande o bastante para atirar. Sem contar em várias outras cenas que não vou falar aqui, mas que também esmagaram o restinho de simpatia que eu tinha pelo personagem.
O que você vai encontrar nesse livro? As palavras daquele que pode ter sido o melhor caçador do universo de Supernatural, mas que, não era nem de perto a melhor figura paterna. Vai descobrir melhor sobre o passado e tudo que “aconteceu” antes do inicio da série e como John chegou a algumas das pistas que o levaram a descobrir a culpa dos olhos amarelos.
Apesar dos pesares é um livro que eu recomendo para qualquer um que gosta da série, não importando em qual das temporadas essa pessoa esteja.



1 comentários:

Write comentários
Katy
AUTHOR
16 de fevereiro de 2019 às 15:41 delete

Algumas coisas no livro n estao certas ex:ali diz que n sobrou nem uma fotogragia pois tinha queimado td na serie tem uma foto de John com Mary e outras coisas mais entao erradas

Reply
avatar